domingo, 18 de novembro de 2012

QUANTO CUSTA O COMBUSTÍVEL EM ITÁLIA?!

A gasolina é um produto que não é possível dispensar, todos nós sabemos. E talvez por esta razão em um momento de crise económica é uma das primeiras despesas a sofrer um aumento dramático. Os dados apresentados na tabela abaixo desenham uma realidade implacável no que diz respeito ao custo final do combustível na península. A Itália ocupa a segunda posição, seja pelo custo da gasolina ou pelo diesel, entre os países da UE (dados extraídos do site “Europe’s Energy Portal”, que monitoriza o preço do petróleo na zona euro, referente ao dia 08/11/2012).
O país com o maior custo da gasolina é a Holanda, com 1,831 Euro/litro,  depois vem a Itália, com 1,800 Euro/litro. Além disso, o país que registra o maior custo do diesel é o Reino Unido, com 1,788 Euro/litro; tambem neste caso segue-se a Itália, com 1,731 Euro/litro. Mas porque é que o preço do combustível na Itália é um dos mais altos da Europa? Na verdade, deveríamos falar de uma verdadeira mistura explosiva: preço internacional (o preço do combustível em si), as receitas industriais e a carga tributária. O preço do combustível real é o assim chamado Platt’s internacional do petróleo bruto, o qual só depois é utilizado para produzir gasolina ou gasóleo. Este é o único fator realmente influenciado pelo mercado internacional. Platt’s é um provedor de informações sobre a demanda e a oferta de produtos petrolíferos. A empresa é uma divisão da McGraw Hill, a mesma empresa que tem a propriedade da Standard & Poors. Cada dia ela fornece estimativas dos preços que são usados ​​como valor de referência para a indústria. Os preços são em dólares por tonelada.
Então nós temos a receita industrial, composta pelos custos e margens do sistema de distribuição (depreciação dos investimentos em instalações de distribuição, transporte, manutenção, logística, campanhas promocionais, a margem do operador, etc.). Através dos dados da tabela abaixo, podemos ver que a Itália é um dos países no qual as empresas têm receitas industriais mais altas. Quanto à gasolina, Portugal é o país onde as empresas obtêm mais: 0,325 Euro/litro. A seguir estão Malta, a Eslováquia e a Itália, onde as empresas obtêm 0,257 Euro/litro. Quanto ao diesel, Portugal é ainda o pais em que as empresas têm mais receita: 0,349 Euro/litro; seguido da Bélgica e da Itália, com 0,311 Euro/ litro.
Finalmente, há a carga fiscal global (imposto + IVA a 21%). Em cada litro de gasolina, a carga tributária na Itália chegou a 56,5% (51,6% do diesel) do preço de bomba.
O que pesa sobre o custo final são, principalmente, impostos especiais de consumo. Aqueles com a gasolina totalizaram 0,704 Euro/litro, ao passo que com o gasóleo totalizaram 0,593 Euro/litro. Em ambos os casos, a Itália é o segundo país da Europa com o maior custo de impostos.
O primeiro imposto especial de consumo foi introduzido por Benito Mussolini em 1935: 1,90 Liras por litro sobre a gasolina para financiar a guerra de conquista da Abissínia. Então, ao longo dos anos, os sucessivos governos decidiram cobrar imposto especial de consumo para qualquer emergência: desde o financiamento da crise de Suez de 1956 à reconstrução do dilúvio de Florença, em 1966, do financiamento da guerra do Líbano de 1983, até o financiamento da missão na Bósnia em 1996.
A partir de abril de 2011 até agosto de 2012, os dois governos que se seguiram (Berlusconi e Monti) aumentaram impostos especiais de consumo quase obsessivamente:
  • 0,0055 Euro para o financiamento da cultura em 2011;
  • 0,04 Euro para atender a chegada de imigrantes após a crise da Líbia de 2011;
  • 0,0089 Euro para lidar com a inundação que atingiu a Ligúria e Toscana, em Novembro de 2011;
  • 0,082 Euro para o decreto "salvar a Itália", em Dezembro de 2011;
  • 0,02 Euro para lidar com terremotos na Região da Emília, em 2012.
Ademais, acrescem os impostos especiais de consumo que cada região pode aplicar.Basicamente, quando enchemos nossos carros, quem ganha mais não são as companhias de petróleo ou os gestores das áreas de serviço, mas o Estado.
Dadas as dificuldades económicas de muitas famílias e muitas empresas, que diariamente enfrentam a compra de combustível, o governo poderia pensar em aplicar certos ajustes para a moderação do preço de varejo.
Antes de tudo, poderia reintroduzir o imposto especial de consumo variável (prever uma redução trimestral do imposto especial de consumo compensado pelo aumento da receita de IVA, que o Estado recolhe a cada aumento no preço dos produtos petrolíferos). Em segundo lugar, poderia monitorar o andamento do índice Platt’s, o qual as companhias de petróleo se referem para determinar diariamente o preço de venda ao público em seus distribuidores, e manter sob observação a evolução dos preços interior. Poderia também proibir a restrição exclusiva, que obriga os operadores a fornecerem somente à companhia petrolífera de "pertencimento"  e dar a oportunidade a todas as instalações de serem fornecidas livremente no mercado ao melhor preço. Finalmente, visto que em Itália o número de postos de serviço self-service está abaixo da média europeia, o governo poderia acelerar o processo de liberalização do setor, que autoriza a abertura de instalações low cost em supermercados.

Nov. 8, 2012
Unleaded (Superbleifrei, Euro sans plomb, Euro95)

Diesel (Gazole, Gasóleo)
Country
Crude
Margin
Excise duties
VAT
Retail price

Crude
Margin
Excise duties
VAT
Retail price
Austria
€ 0.526
€ 0.202
€ 0.482
€ 0.242
€ 1.452

€ 0.526
€ 0.243
€ 0.397
€ 0.233
€ 1.400
Belgium
€ 0.526
€ 0.222
€ 0.614
€ 0.286
€ 1.648

€ 0.526
€ 0.313
€ 0.428
€ 0.266
€ 1.534
Bulgaria
€ 0.526
€ 0.219
€ 0.363
€ 0.222
€ 1.330

€ 0.526
€ 0.251
€ 0.322
€ 0.220
€ 1.319
Cyprus
€ 0.526
€ 0.215
€ 0.359
€ 0.187
€ 1.288

€ 0.526
€ 0.302
€ 0.330
€ 0.197
€ 1.355
Czech Republic
€ 0.526
€ 0.198
€ 0.516
€ 0.248
€ 1.489

€ 0.526
€ 0.245
€ 0.440
€ 0.242
€ 1.454
Denmark
€ 0.526
€ 0.245
€ 0.587
€ 0.340
€ 1.698

€ 0.526
€ 0.304
€ 0.444
€ 0.319
€ 1.593
Estonia
€ 0.526
€ 0.119
€ 0.423
€ 0.214
€ 1.282

€ 0.526
€ 0.188
€ 0.393
€ 0.222
€ 1.329
Finland
€ 0.526
€ 0.154
€ 0.650
€ 0.306
€ 1.637

€ 0.526
€ 0.250
€ 0.470
€ 0.287
€ 1.533
France
€ 0.526
€ 0.250
€ 0.607
€ 0.271
€ 1.654

€ 0.526
€ 0.258
€ 0.428
€ 0.238
€ 1.450
Germany
€ 0.526
€ 0.187
€ 0.654
€ 0.260
€ 1.627

€ 0.526
€ 0.289
€ 0.470
€ 0.244
€ 1.530
Greece
€ 0.526
€ 0.171
€ 0.670
€ 0.315
€ 1.682

€ 0.526
€ 0.235
€ 0.412
€ 0.270
€ 1.443
Hungary
€ 0.526
€ 0.225
€ 0.419
€ 0.316
€ 1.487

€ 0.526
€ 0.292
€ 0.386
€ 0.325
€ 1.529
Ireland
€ 0.526
€ 0.213
€ 0.588
€ 0.305
€ 1.633

€ 0.526
€ 0.263
€ 0.479
€ 0.292
€ 1.560
Italy
€ 0.526
€ 0.257
€ 0.704
€ 0.312
€ 1.800

€ 0.526
€ 0.311
€ 0.593
€ 0.300
€ 1.731
Latvia
€ 0.526
€ 0.190
€ 0.408
€ 0.236
€ 1.360

€ 0.526
€ 0.257
€ 0.330
€ 0.234
€ 1.347
Lithuania
€ 0.526
€ 0.217
€ 0.434
€ 0.247
€ 1.425

€ 0.526
€ 0.266
€ 0.302
€ 0.230
€ 1.324
Luxembourg
€ 0.526
€ 0.161
€ 0.462
€ 0.172
€ 1.322

€ 0.526
€ 0.253
€ 0.330
€ 0.166
€ 1.276
Malta
€ 0.526
€ 0.284
€ 0.469
€ 0.230
€ 1.510

€ 0.526
€ 0.261
€ 0.382
€ 0.211
€ 1.380
Netherlands
€ 0.526
€ 0.257
€ 0.730
€ 0.318
€ 1.831

€ 0.526
€ 0.305
€ 0.431
€ 0.265
€ 1.527
Poland
€ 0.526
€ 0.220
€ 0.380
€ 0.259
€ 1.386

€ 0.526
€ 0.265
€ 0.330
€ 0.258
€ 1.379
Portugal
€ 0.526
€ 0.325
€ 0.584
€ 0.330
€ 1.765

€ 0.526
€ 0.349
€ 0.366
€ 0.286
€ 1.527
Romania
€ 0.526
€ 0.137
€ 0.360
€ 0.246
€ 1.269

€ 0.526
€ 0.233
€ 0.316
€ 0.258
€ 1.333
Slovakia
€ 0.526
€ 0.258
€ 0.515
€ 0.260
€ 1.559

€ 0.526
€ 0.305
€ 0.386
€ 0.244
€ 1.461
Slovenia
€ 0.526
€ 0.232
€ 0.491
€ 0.250
€ 1.499

€ 0.526
€ 0.295
€ 0.361
€ 0.237
€ 1.419
Spain
€ 0.526
€ 0.169
€ 0.425
€ 0.235
€ 1.356

€ 0.526
€ 0.281
€ 0.331
€ 0.239
€ 1.377
Sweden
€ 0.526
€ 0.178
€ 0.620
€ 0.331
€ 1.655

€ 0.526
€ 0.282
€ 0.554
€ 0.341
€ 1.703
United Kingdom
€ 0.526
€ 0.224
€ 0.674
€ 0.285
€ 1.709

€ 0.526
€ 0.290
€ 0.674
€ 0.298
€ 1.788

Vincenzo Pepe

[artigo de opinião desenvolvido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

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