quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Segundo o FMI, a austeridade tem um efeito pior do que previsto

O FMI decobriu que a austeridade tem um efeito pior do que previsto nas economias europeias. Constatou que o que tinha preconizado nem sempre estava adequado às situações, e isso devido a uma subestimação dos multiplicadores fiscais.

Segundo Keynes, a austeridade orçamental (redução das despesas públicas) ou fiscal (aumento dos impostos) é negativa para o crescimento. E as medidas contrárias (redução dos impostos ou aumento das despesas) favorecem-no.
A relação entre a intervenção orçamental e fiscal do Estado e o crescimento é chamado o “multiplicador”.

Até hoje, o FMI considerava que para as economias avançadas, este multiplicador era de 0,5, mas estima agora que esta avaliação estava errada e que este estaria situado entre 0,9 e 1,7. Portanto, se um Estado aumenta os seus impostos ou reduz suas despesas no equivalente a 1% do PIB, o impacto no crescimento situar-se-á entre 0,9 e 1,7 pontos, dependendo da conjuntura.

Se este estudo do FMI estiver correcto, o facto de se realizar  uma política de austeridade em período de crise é completamente absurdo. Reduzir o défice orçamental na base de um multiplicador de 0,5 pode ser uma opção eficaz, mas se na realidade este multiplicador for de 1,7 uma política de austeridade só pode ser ineficaz. Por exemplo, com um multiplicador de 0,5, um aumento de 10€ nos impostos (ou de redução nas despesas) equivale a uma perda de 5€ para o crescimento. Portanto, com um multiplicador de 1,7 esta perda seria superior aos ganhos feitos com esse aumento e a redução do défice seria nula. Isto provocaria recessão, e teria consequências dramáticas em termos de desemprego. Isto verifica-se neste momento na Espanha. Apesar dos esforços orçamentais feitos, o défice público continua por volta dos 8% e a taxa de desemprego já atingiu os 25%.

Laure-Sophie Freitas

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Portuguesa e Europeia” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: